terça-feira, 25 de março de 2014

Receita de Arroz com Brócolos e Bifes de Peru ao Molho de Citrinos

Olá a todos!
 
Hoje trago-vos uma receita de Arroz com Brócolos e Bifes de Peru com Molho de Citrinos (Limão e Laranja).
 
Esta receita é a cara da Primavera (embora ela ande um pouco envergonhada!). Nem sei ao certo como descrever-vos o misto de sentidos que despertam ao confecionar este prato..
Assim, temos o sentido da visão... que de um modo eloquente, desperta todos os outros sentidos. A beleza deste prato só é ultrapassada pelo delicioso aroma que se espalha pela nossa cozinha enquanto o preparamos. O nosso olfato é envolvido numa espiral de cores cítricas que nos elevam para outro plano. E, quando por fim temos a oportunidade de prová-lo, o nosso paladar delicia-se numa vontade única de absorver toda esta magia... como que, se em cada dentada, descobríssemos um novo mundo maravilhoso, onde só existe alegria e felicidade!
 
Além do mais, é um prato fácil de fazer, simples, rápido e económico. Tal como eu gosto!

Espero que gostem e deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
 
Tempo Total: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: 3 pessoas
 
Ingredientes:

- 1/2 cebola picada;
- azeite q.b.;
- 350 gr de brócolos (lavados e cortados aos pedaços grandes);
- 1 chávena bem cheia de arroz;
- 4 chávenas bem cheias de água quente;
-1/2 caldo Knorr de galinha;
- 3 bifes de peru;
- 2 dentes de alho pequenos (picados);
- raspa de 1 limão;
- raspa de 1 laranja;
- sumo de 1/2 limão;
- sumo de 1/2 laranja;
- pimenta preta moída na hora q.b.;
- sal q.b.

Preparação:

Comecei por preparar todos os ingredientes.
Depois marinei os bifes de peru, assim: numa tigela, coloquei os bifes, temperei-os com os dentes de alho bem picadinhos, sal e pimenta e envolvi bem a mistura. Depois raspei 1 limão e 1 laranja. Voltei a envolver. A seguir reguei com o sumo de 1/2 limão e de 1/2 laranja. Voltei a envolver (pode ser com uma colher de pau ou com as mãos previamente bem lavadas) e reservei.
Enquanto a carne ganhava o sabor da marinada fui preparar o arroz. Num tacho coloquei a cebola a refogar em azeite. Quando a cebola começou a ficar translúcida, acrescentei os brócolos cortados aos pedaços e deixei cozinhar por uns 4 minutos, mexendo sempre para não pegar. Quando os brócolos começaram a ficar macios e de cor verde escura, acrescentei o arroz e fui mexendo até ficar brilhante. Assim que o arroz ficou pronto, acrescentei a água quente e deixei levantar fervura. Quando começou a ferver, adicionei o caldo Knorr de galinha e temperei com sal. Mexi um pouco e deixei cozinhar em lume brando.
Ao mesmo tempo, coloquei uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa bem cheias de azeite. Assim que o azeite começou a ficar quente, acrescentei os bifes e deixei cozinhar por um minuto. Depois acrescentei aquele tempero maravilhoso da marinada e deixei-os a cozinhar em lume brando.


Assim que o arroz ficou pronto, os bifes também estavam pois levam à volta de 10 a 15 minutos a cozinhar. E pronto, o resultado, foi esta maravilha! Um prato cheio de cores vivas que fazem lembrar a Primavera.
Sirva de imediato, enquanto o arroz ainda tem molho e enfeite com laranja cortada aos gomos. Acompanhe com sumo de laranja natural! Huuuummmmmm!

 
Nota: Pode fazer este prato com o tipo de arroz que mais desejar. Eu usei com brócolos, não só porque é algo diferente, como também fazem lembrar um ramo de flores verdes. Além do mais, como tinha muitos brócolos a sobrar no frigorífico, foi o que resolvi fazer para que não se estragassem!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics