terça-feira, 11 de março de 2014

Receita de Bôla de Fiambre, Queijo e Linguiça na MFP

Olá a todos!

No passado dia 08 de março comemorou-se  o Dia da Mulher... O dia estava ameno e solarengo como há muito não se via.
Não podia haver melhor dia para fazer um pequeno piquenique e aproveitar a natureza.

Como gosto de coisas práticas, resolvi fazer uma Bôla de Fiambre, Queijo e Linguiça para levar para o piquenique... Estava deliciosa e desapareceu num instante.
Tenho a confessar que foi a melhor que fiz até agora. Ficou alta e muito fofinha e como tinha sobras de fiambre e queijo (que já ninguém põe nas sandes), arranjei a solução perfeita com a Bôla.

Para quem não sabe, a Bôla é uma espécie de folar de carne, só que tem o formato retangular. Pode-se fazer bôla com tudo, por exemplo: bacalhau, frango, sardinha, chourição, salpicão, mista... É um produto típico da região transmontana e acompanha bem em lanches, piqueniques e até como entrada num jantar familiar.

Escusado será dizer que é fácil de fazer e bastante económica, visto que é uma ótima solução para acabar com as sobras lá de casa. Fica a dica!

Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 2 horas ( a massa leva 1h30 min a levedar) 
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: 15 quadrados médios
 
Ingredientes:

- 400 ml de leite morno;
- 60 gr de margarina amolecida;
- 3 ovos (ligeiramente batidos)
- 700 gr de farinha (pode ser Branca de Neve)
- 1 pacote de fermento de padeiro em pó
- 1 pitada de sal (entre os dedos)

Preparação:
 
Desta vez resolvi fazer a Bôla na Máquina de Fazer Pão (pois "esse negócio" de amassar até cair para o lado, não faz muito o meu estilo!) Há uns tempos comprei uma MFP e além de fazer uns pãezinhos deliciosos, também a utilizo para amassar e levedar. Sei que existe quem faça comer neste tipo de máquina... mas ainda não fui capaz de me aventurar a tanto!... Mas vamos ao que interessa:
 
Em primeiro lugar, coloquei na máquina os ingredientes líquidos - assim: o leite, a margarina, os ovos e depois a farinha, que misturei com o fermento em pó de padeiro (atenção que não é o fermento para os bolos) e a pitada de sal.
Liguei a máquina e selecionei o programa de amassar e levedar que tem o total de 1h30 minutos.
Enquanto a máquina amassava (por mim!), preparei os ingredientes para colocar na bôla: separei o fiambre (no meu caso era de peru), cortei o queijo às fatias finas e cortei a linguiça (ou chouriço de carne) em rodelas.
Quando a máquina terminou o programa, a massa estava com um ótimo aspeto, levedou bastante, como podem ver e dividi a massa em 2 partes mais ou menos iguais.
Entretanto, pré-aqueci o forno a 220º.
 
 
Com a ajuda de um pincel, untei o tabuleiro com óleo e coloquei 1 porção da massa - Nota 1: Deve-se tentar estender a massa, o máximo que conseguirmos antes de a colocarmos no tabuleiro, pois como tem óleo, assim que colocamos a massa ela escorrega. 
Por cima da massa, coloquei o fiambre, o queijo e a linguiça e por cima disto coloquei a 2ª porção de massa.
Finalizei a bôla unindo as duas porções e pincelando-a com um pouco de óleo para dar cor. Foi ao forno, pré-aquecido,  até a massa ficar cozida. Demora à volta de 25 min.
 
 
Et voilá! O resultado foi este:
 
 
Nota 2: Também pode fazer esta receita à mão (sem a MFP), com a mesma quantidade de ingredientes.
Nota 3: Em vez de leite, pode usar água morna. Fica igualmente bem!
 
Experimente! Vai ver que é uma ótima ideia, mesmo para o lanchinho dos mais pequenos!
Se fizer, conte-me e se quiser coloque uma foto do seu sucesso!
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics