sábado, 1 de março de 2014

É Carnaval...

Olá a todos!
 
Hoje é um bom dia para iniciarmos a nossa folia carnavalesca.
O Carnaval está cada vez mais próximo e embora o tempo não ajude muito à brincadeira, no Carnaval... ninguém leva a mal!!
 
A origem do Carnaval remonta desde o século XI e a palavra vem da expressão latina "carnis laxatio", cujo significado é “abandono da carne”. Originalmente, esta expressão, teria sido associada a um comportamento casto dos penitentes, no início da Quaresma, como uma espécie de purificação antes dos ritos pascais.
 
Pessoalmente gosto muito de todas as tradições de Carnaval mas a que mais me encanta é sem dúvida o Carnaval de Veneza!
 
Para celebrar livremente o Carnaval, os venezianos usavam túnicas e vestes que os protegiam dos olhares curiosos e lhes permitiam cometer todo tipo de excessos.
 
Não sei porquê, mas o Carnaval de Veneza faz-me sempre lembrar paixões como "Romeu e Julieta" ou então a sátira apaixonante  de Arlequim e Colombina... Além disso, os fatos ricamente trabalhados com joias e sedas elegantes e as máscaras finas e delicadas que escondem magicamente os seus portadores, são simplesmente maravilhosos. Essas máscaras chamam-se "Bauta" e "Moretta" e são tipicamente brancas.
Para mim, este é o Carnaval mais elegante e apaixonante... capaz de fazer qualquer um sonhar e apaixonar-se perdidamente numa noite mágica.

Máscara de Carnaval

No entanto, também aprecio muito o Carnaval no Brasil, com o samba à mistura. Muitas pessoas dizem que o Carnaval do Brasil teve origem no antigo Carnaval de Paris e que nestes dias, maior folia não existe em mais lado nenhum... Concordo, pois o calor misturado com o som do samba, faz-nos querer nunca parar de dançar e apreciar tudo o que de bom há nesta vida...
 
Cá pelo nosso país, também temos muitos locais onde o Carnaval é levado a sério! Não faltam brincadeiras, apanhados, samba, música, folia, máscaras, corsos, críticas ao país e afins... Os melhores locais são sem dúvida em Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé e Madeira, sendo o Carnaval transmontano uma ótima variante, com a tradição dos Caretos.
 
Eu ADORO o Carnaval... e vocês?
Quando era mais pequena adorava pregar partidas e mascarar-me... ehehehhh
Deixem o vosso comentário... é muito fácil, é só clicar aí em baixo e deixar uma mensagem! Vou ficar à espera!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics