quinta-feira, 20 de março de 2014

Receita Simples de Bolo de Morangos com Natas

Olá a todos!

Hoje, para comemorar a vinda da Primavera, resolvi fazer um delicioso BOLO de MORANGOS com NATAS!

 
Confesso-vos que não sei bem o que este tipo de bolos tem... mas, quando estão numa montra em exposição ou mesmo quando o fazemos em casa... tenho sempre aquela impressão de que são algo mágicos... pois transmitem uma sensação de alegria, satisfação e beleza! E vocês, também sentem isto????

Quando vejo um bolo destes, fico sempre com uma dupla vontade: ou apetece-me admirá-lo e derreter-me pela sua beleza, ou apetece-me "devorá-lo"... e comer aquela pura beleza e encher-me com a sua enorme sensação de alegria!

Assim, para comemorar a vinda de uma estação do ano tão romântica e cheia de vida e cor, fiz este bolinho que vou partilhar convosco. Espero que gostem! Está uma verdadeira delícia e o sabor... hummmm, uma verdadeira TENTAÇÃO!
 
No fim, deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 50 minutos (40 minutos de forno)
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: +/-12 fatias médias
 
Ingredientes:
 
- 2 pacotes de natas cremosas light especial para bater;
- 1/2 chávena de morangos esmagados;
- 4 ovos;
- 2 chávenas de farinha;
- 1 chávena de açúcar;
- 1 pacote de gelatina de morango em pó;
- 1/2 chávena de morangos cortadinhos aos pedaços;
- 1 colher de sopa bem cheia de Farinha Maizena;
- 1 colher de café de fermento em pó.
 
Preparação:
 
Comecei por preparar todos os ingredientes e barrei com manteiga uma forma redonda sem buraco e polvilhei-a com farinha. Pré-aqueci o forno a 200º.
Depois fui tratar dos ingredientes que precisavam ser transformados: lavei e cortei aos pedacinhos os morangos e dividi-os em 2 chávenas. Numa chávena, peguei na varinha mágica e esmaguei os morangos. Reservei.
A seguir bati 1 pacote de natas em castelo. Quando ficaram firmes, adicionei a chávena com os morangos esmagados e  reservei a mistura no frigorífico (para ficar mais fresca).
Misturei a farinha com a Maizena e peneirei-a para ficar mais leve. Reservei.
Entretanto separei as claras das gemas e bati as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservei.
Depois bati muito bem as gemas com o açúcar e, assim que a mistura ficou clarinha e bem homogénea, adicionei a gelatina de morango em pó. A seguir, juntei aos poucos as natas batidas com os morangos esmagados. Bati muito bem esta mistura e depois fui acrescentando a farinha peneirada (aqui reduzi um pouco a velocidade da batedeira).
Quando a massa começou a fazer bolhinhas, acrescentei a colher de fermento e bati só mais um pouco. Misturei também alguns pedaços de morangos cortados.
Por fim, fui envolvendo aos poucos (com uma colher de pau) as claras batidas. Não misturei muito bem para que a massa ficasse leve e arejada.



Verti a mistura para a forma untada e polvilhada e levei ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos (ou até o bolo estar cozido).






Quando o bolo ficou pronto, tirei-o do forno e deixei-o arrefecer.
Quando estava frio, bati o outro pacote de natas em castelo com 3 colheres de açúcar.
Se desejar, pode cortar o bolo ao meio, barrá-lo com metade das natas batidas e polvilhar com alguns morangos cortados. No meu caso, como não tinha morangos suficientes, resolvi colocar as natas só por cima do bolo e polvilhar com os morangos.
Ficou divinal... uma perfeita ode à Primavera!



Sejam felizes! E Feliz Primavera!

2 comentários:

Anónimo disse...

ola madrinha esse bolo deve ser uma delicia como disseste hummmmmmmmmmmmm.
so pelo aspeto apetece-me comer
depois preciso de te amostrar o que eu fiz de prenda para o dia do pai e para o aniversario de3 beijos grandes adoro-te.

<3

Unknown disse...

Ainda bem que gostas! Beijinhos
Depois mostras o que ofereceste! Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics