quarta-feira, 18 de maio de 2016

Courgette recheada no forno

   Olá a todos!

   Hoje trago-vos mais uma receita versátil, leve e fácil, perfeita para estes dias amenos!
  
   Esta receita tem-me sido muito pedida pelas minhas colegas de trabalho e hoje, resolvi postá-la aqui para satisfação de todos. É leve e deliciosa, digna de um almoço requintado mas super rápido!
 
Espero que gostem e deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 

Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:


Tempo Total: 30 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Custo: Económico

Porções: 2


Ingredientes:

- 1 courgette grande (ou abobrinha italiana);
- 1 cebola;
- 1dente de alho;
- 1 lata de salsichas cortadas em rodelas (mas também pode fazer com atum e cogumelos, camarão, quadradinhos de fiambre,...);
- 2 tomates maduros (sem pele e sementes);
- 1/4 de pimento encarnado;
- 1 folha de louro;
- azeite q.b.;
- sal q.b.;
- pimenta preta moída na hora q.b.;
- salsa fresca q.b. (opcional);
- pão ralado q.b.


Preparação:

   Primeiro, comecei por preparar todos os ingredientes.
Lavei muito bem as courgettes e cortei-as no sentido longitudinal. Com uma colher de sopa, retira-se a polpa de cada metade, com muito cuidado, para não furar a casca.
Pica-se a polpa em pedaços pequenos e reserva-se.

   Seguidamente, coloca-se as duas metades da courgette num tabuleiro de ir ao forno. Rega-se com um pouco de azeite e tempera-se com um pouco de sal e pimenta preta moída na hora. Vai ao forno, para amolecer a casca, a 200º por +/- 15 minutos.

Courgette recheada com salsichas
 
   Entretanto, num tacho, coloca-se a cebola e o dente de alho finamente picados, acrescenta-se um pouco de azeite e a folha de louro e vai a lume brando até a cebola amolecer.
Depois adiciona-se os tomates picados e limpos de pele e sementes e assim que comecem  a desfazer-se, acrescenta-se o pimento vermelho cortado aos pedacinhos.

Courgette recheada com salsichas
 
   Deixa-se cozinhar um pouco em lume brando e acrescenta-se a polpa da courgette que se tinha reservado. Quando a courgette começar a desfazer-se, acrescenta-se as salsichas cortadas em rodelas. Envolvi tudo muito bem, temperei com um pouco de sal, pimenta e salsa e deixei apurar por uns 2 ou 3 minutos em lume brando.


   Entretanto, retira-se as cascas da courgette do forno, recheia-se com o preparado de salsicha e cobre-se com queijo mozarela e pão ralado.
   Vai ao forno novamente durante mais uns minutos até gratinar o queijo.

O resultado é qualquer coisa entre o saboroso e o ótimo!
 

Dica 1 - Pode rechear a courgette com os ingredientes que mais desejar. Até pode recheá-la apenas com legumes, sendo que a base de confeção poderá ser sempre a mesma.

Dica 2 - No fim, em vez de cobrir a courgette apenas com o queijo ralado, pode cobrir com Molho Béchamel que também fica uma delícia! Depois pode colocar à mesma um pouco de queijo ou pão ralado. Esta receita é mesmo muito versátil. Tudo dependerá dos gostos pessoais e do tempo disponível.

Dica 3 - Se utilizar o Molho Béchamel, aconselho, se tiver tempo,  a prepará-lo em casa pois torna tudo muito mais saboroso que o molho de compra.
 

 

 


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics