quinta-feira, 27 de março de 2014

7 Dicas de como ser MAIS Feliz

Olá a todos!
 
Hoje, vou colocar os meus humildes dotes culinários de parte e vou escrever-vos um artigo que, até eu mesma, de vez em quando, preciso de me lembrar! O artigo de hoje tem como objetivo recordar a todos nós "COMO SER FELIZ". Pois, com tanta crise e com tanto negativismo gratuito que nos rodeia, por vezes, precisamos de relembrar como as pequenas coisas são, de facto, as que nos fazem sentir melhores e por consequência, mais felizes. Assim, como estamos num mundo em que tudo gira em volta das nossas ações e das nossas escolhas, a premissa torna-se simples: EU encontro felicidade, EU transmito a minha felicidade aos outros, os Outros sentem-se felizes, LOGO TODOS SOMOS MAIS FELIZES.
 
Em modo "Low Cost" (que é como quem diz: baratinho), deixo-vos 7 Dicas de como ser mais Feliz! Acredite, com estas dicas, não precisa de gastar dinheiro, nem tempo do seu dia-a-dia para que a Felicidade comece a girar em torno de si:
 
1ª Dica - Todos os dias, ao acordar, AGRADEÇA! Agradeça por estar viva(o), por ter saúde, por conseguir fazer as coisas por si. Agradeça por todas as coisas pelas quais tem passado e ainda irá passar. Agradeça por tudo o que lhe vier à cabeça e verá, com o tempo, como os seus agradecimentos tornar-se-ão mais numerosos e intensos.
 
2ª Dica - Todos os dias, sinta-se FELIZ! Feliz por ter uma família que o(a) adora, ou por ter amigos que estão sempre do seu lado, ou pelos vizinhos bondosos que se lembram sempre si! Sinta-se feliz pelo desabrochar da sua plantinha, ou por poder ouvir o som relaxante dos passarinhos que habitam na árvore do jardim. Sinta-se feliz pelas pequenas coisas da vida, e verá como num instante, elas se tornarão gigantes!
 
3ª Dica - Todos os dias, traga sempre um SORRISO no rosto! Verá como as pessoas também começarão a olhar para si, com um sorriso de retorno! O sorriso é uma arma "letal" que desarma qualquer má-intenção ou tristeza! Já experimentou atender o telefone ou o telemóvel com um sorriso no rosto? Experimente e verá como ele é mágico! As pessoas do outro lado, embora não consigam ver o seu sorriso, conseguem senti-lo e verá como tudo correrá melhor!
 
4ª Dica - Todos os dias, ACREDITE! Acredite em si, nas suas capacidades, nos seus sonhos! Acredite que consegue sempre ir mais além, mesmo quando todas as evidências lhe dizem que chegou ao seu limite!
 
5ª Dica - Todos os dias, NÃO desista! Não desista de acreditar em si! O corpo humano é fantástico! O nosso corpo e o nosso cérebro têm uma capacidade inacreditável de superar as várias situações que nos põem à prova, que nos levam ao limite e a ultrapassá-las. Por isso nunca desista de tentar alcançar os seus objetivos.
 
6ª Dica - Todos os dias, AME! Ame com o coração e de todo o coração. O Amor é a maior e mais poderosa energia do Universo. Ame sem esperar retorno e verá que a recompensa será duplamente maior.
 
7ª Dica - "The last, but not the least" - A última mas não menos importante: Todos os dias, seja ALTRUÍSTA! Ajude quem mais precisa, mesmo que não tenha capacidades financeiras para tal! Lembre-se que "dar a mão", ou partilhar a metade da sua maçã, já é ajudar e colocar quem mais precisa à frente das nossas próprias necessidades, é um gesto de puro altruísmo.
 
E é isto, caríssimos leitores! 7 Dicas simples que, com a pressão com que vivemos no dia-a-dia, temos tendência a esquecer!
 
Experimente, comece aos poucos e consoante as situações que vão surgindo.
 
Espero que goste! Deixe aqui o seu comentário, quer resolva experimentá-las ou não!!
 
Vou ficar à espera! ;)
 
 
Sejam Felizes!



 Os créditos vão para o cantor Pharrell Williams e claro para o You Tube. Esta canção não podia expressar melhor o quão importante deve ser a Felicidade para nós!

terça-feira, 25 de março de 2014

Receita de Arroz com Brócolos e Bifes de Peru ao Molho de Citrinos

Olá a todos!
 
Hoje trago-vos uma receita de Arroz com Brócolos e Bifes de Peru com Molho de Citrinos (Limão e Laranja).
 
Esta receita é a cara da Primavera (embora ela ande um pouco envergonhada!). Nem sei ao certo como descrever-vos o misto de sentidos que despertam ao confecionar este prato..
Assim, temos o sentido da visão... que de um modo eloquente, desperta todos os outros sentidos. A beleza deste prato só é ultrapassada pelo delicioso aroma que se espalha pela nossa cozinha enquanto o preparamos. O nosso olfato é envolvido numa espiral de cores cítricas que nos elevam para outro plano. E, quando por fim temos a oportunidade de prová-lo, o nosso paladar delicia-se numa vontade única de absorver toda esta magia... como que, se em cada dentada, descobríssemos um novo mundo maravilhoso, onde só existe alegria e felicidade!
 
Além do mais, é um prato fácil de fazer, simples, rápido e económico. Tal como eu gosto!

Espero que gostem e deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
 
Tempo Total: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: 3 pessoas
 
Ingredientes:

- 1/2 cebola picada;
- azeite q.b.;
- 350 gr de brócolos (lavados e cortados aos pedaços grandes);
- 1 chávena bem cheia de arroz;
- 4 chávenas bem cheias de água quente;
-1/2 caldo Knorr de galinha;
- 3 bifes de peru;
- 2 dentes de alho pequenos (picados);
- raspa de 1 limão;
- raspa de 1 laranja;
- sumo de 1/2 limão;
- sumo de 1/2 laranja;
- pimenta preta moída na hora q.b.;
- sal q.b.

Preparação:

Comecei por preparar todos os ingredientes.
Depois marinei os bifes de peru, assim: numa tigela, coloquei os bifes, temperei-os com os dentes de alho bem picadinhos, sal e pimenta e envolvi bem a mistura. Depois raspei 1 limão e 1 laranja. Voltei a envolver. A seguir reguei com o sumo de 1/2 limão e de 1/2 laranja. Voltei a envolver (pode ser com uma colher de pau ou com as mãos previamente bem lavadas) e reservei.
Enquanto a carne ganhava o sabor da marinada fui preparar o arroz. Num tacho coloquei a cebola a refogar em azeite. Quando a cebola começou a ficar translúcida, acrescentei os brócolos cortados aos pedaços e deixei cozinhar por uns 4 minutos, mexendo sempre para não pegar. Quando os brócolos começaram a ficar macios e de cor verde escura, acrescentei o arroz e fui mexendo até ficar brilhante. Assim que o arroz ficou pronto, acrescentei a água quente e deixei levantar fervura. Quando começou a ferver, adicionei o caldo Knorr de galinha e temperei com sal. Mexi um pouco e deixei cozinhar em lume brando.
Ao mesmo tempo, coloquei uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa bem cheias de azeite. Assim que o azeite começou a ficar quente, acrescentei os bifes e deixei cozinhar por um minuto. Depois acrescentei aquele tempero maravilhoso da marinada e deixei-os a cozinhar em lume brando.


Assim que o arroz ficou pronto, os bifes também estavam pois levam à volta de 10 a 15 minutos a cozinhar. E pronto, o resultado, foi esta maravilha! Um prato cheio de cores vivas que fazem lembrar a Primavera.
Sirva de imediato, enquanto o arroz ainda tem molho e enfeite com laranja cortada aos gomos. Acompanhe com sumo de laranja natural! Huuuummmmmm!

 
Nota: Pode fazer este prato com o tipo de arroz que mais desejar. Eu usei com brócolos, não só porque é algo diferente, como também fazem lembrar um ramo de flores verdes. Além do mais, como tinha muitos brócolos a sobrar no frigorífico, foi o que resolvi fazer para que não se estragassem!

domingo, 23 de março de 2014

Receita de Bacalhau assado no forno com Batatas

Olá a todos!

Hoje, o dia amanheceu frio. O sol, meio preguiçoso, lá se fez notar numa ou noutra ocasião... Não gosto de dias assim... frios ou chuvosos... embora saiba que tudo é necessário para que tudo corra bem! Mas... não gosto de dias assim...

Para animar o espírito e a pensar na quadra pascal, resolvi fazer para o almoço um Bacalhau assado no forno com batatas. Um prato tipicamente português, muito fácil de fazer e acima de tudo muito saboroso. São estes pratos que me sossegam a alma e acalmam as minhas tristezas pois fazem-me sempre lembrar momentos passados, tradições esquecidas...
 

Espero que gostem e deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
 
Tempo Total: 50 minutos (40 minutos de forno)
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Médio
Porções: 3 pessoas
 
Ingredientes:
 
- 1 cebola cortada às meias-luas;
- 1/2 pimento verde;
- 1/2 pimento vermelho;
- 2 ou 3 postas de bacalhau demolhadas (depende do tamanho e espessura);
- +/- 100 ml de azeite;
- 500 gr de batatas (descascadas, lavadas e cortadas aos cubinhos);
- 1 folha de louro;
- 2 dentes de alho laminados;
- sal q.b.;
- pimenta preta moída na hora q.b.
 
Preparação:
 
Comecei por preparar todos os ingredientes. Pré-aqueci o forno a 220 graus.
Descasquei, lavei e cortei as batatas aos cubos. Reservei.
Num tabuleiro de ir ao forno, verti metade do azeite de modo a tapar o fundo do mesmo. Depois, cortei metade da cebola às meias-luas para dentro do tabuleiro e espalhei.
Por cima coloquei as postas do bacalhau demolhadas e espalhei as batatas aos cubos por todo o tabuleiro.
Cortei a restante cebola às meias-luas e espalhei por cima do bacalhau e das batatas. Fiz o mesmo com os pimentos verde e vermelho cortados em tiras, os alhos laminados e a folha de louro.
Temperei com sal e pimenta e reguei todo este preparado com o restante azeite.
Nota 1: Quando for a temperar com sal, evite salpicá-lo por cima do bacalhau para que este não fique salgado.
 
 
Levei ao forno pré-aquecido a 220º por 40 minutos ou até as batatas estarem assadas e levemente tostadas. Acompanhei este prato com salada de alface roxa! Estava tudo muito bom!
 
 
Nota 2: Se desejar, em vez das batatas assadas, pode fritá-las à parte e servi-las depois com o bacalhau assado. É uma boa dica se quiser poupar tempo.


quinta-feira, 20 de março de 2014

Receita Simples de Bolo de Morangos com Natas

Olá a todos!

Hoje, para comemorar a vinda da Primavera, resolvi fazer um delicioso BOLO de MORANGOS com NATAS!

 
Confesso-vos que não sei bem o que este tipo de bolos tem... mas, quando estão numa montra em exposição ou mesmo quando o fazemos em casa... tenho sempre aquela impressão de que são algo mágicos... pois transmitem uma sensação de alegria, satisfação e beleza! E vocês, também sentem isto????

Quando vejo um bolo destes, fico sempre com uma dupla vontade: ou apetece-me admirá-lo e derreter-me pela sua beleza, ou apetece-me "devorá-lo"... e comer aquela pura beleza e encher-me com a sua enorme sensação de alegria!

Assim, para comemorar a vinda de uma estação do ano tão romântica e cheia de vida e cor, fiz este bolinho que vou partilhar convosco. Espero que gostem! Está uma verdadeira delícia e o sabor... hummmm, uma verdadeira TENTAÇÃO!
 
No fim, deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 50 minutos (40 minutos de forno)
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: +/-12 fatias médias
 
Ingredientes:
 
- 2 pacotes de natas cremosas light especial para bater;
- 1/2 chávena de morangos esmagados;
- 4 ovos;
- 2 chávenas de farinha;
- 1 chávena de açúcar;
- 1 pacote de gelatina de morango em pó;
- 1/2 chávena de morangos cortadinhos aos pedaços;
- 1 colher de sopa bem cheia de Farinha Maizena;
- 1 colher de café de fermento em pó.
 
Preparação:
 
Comecei por preparar todos os ingredientes e barrei com manteiga uma forma redonda sem buraco e polvilhei-a com farinha. Pré-aqueci o forno a 200º.
Depois fui tratar dos ingredientes que precisavam ser transformados: lavei e cortei aos pedacinhos os morangos e dividi-os em 2 chávenas. Numa chávena, peguei na varinha mágica e esmaguei os morangos. Reservei.
A seguir bati 1 pacote de natas em castelo. Quando ficaram firmes, adicionei a chávena com os morangos esmagados e  reservei a mistura no frigorífico (para ficar mais fresca).
Misturei a farinha com a Maizena e peneirei-a para ficar mais leve. Reservei.
Entretanto separei as claras das gemas e bati as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservei.
Depois bati muito bem as gemas com o açúcar e, assim que a mistura ficou clarinha e bem homogénea, adicionei a gelatina de morango em pó. A seguir, juntei aos poucos as natas batidas com os morangos esmagados. Bati muito bem esta mistura e depois fui acrescentando a farinha peneirada (aqui reduzi um pouco a velocidade da batedeira).
Quando a massa começou a fazer bolhinhas, acrescentei a colher de fermento e bati só mais um pouco. Misturei também alguns pedaços de morangos cortados.
Por fim, fui envolvendo aos poucos (com uma colher de pau) as claras batidas. Não misturei muito bem para que a massa ficasse leve e arejada.



Verti a mistura para a forma untada e polvilhada e levei ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos (ou até o bolo estar cozido).






Quando o bolo ficou pronto, tirei-o do forno e deixei-o arrefecer.
Quando estava frio, bati o outro pacote de natas em castelo com 3 colheres de açúcar.
Se desejar, pode cortar o bolo ao meio, barrá-lo com metade das natas batidas e polvilhar com alguns morangos cortados. No meu caso, como não tinha morangos suficientes, resolvi colocar as natas só por cima do bolo e polvilhar com os morangos.
Ficou divinal... uma perfeita ode à Primavera!



Sejam felizes! E Feliz Primavera!

Tenham um dia muito FELIZ!!

 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Receita de Lulas Guisadas na Panela de Pressão

Olá a todos!

Hoje é um bom dia para provarmos umas belas Lulas guisadinhas com Batata na Panela de Pressão.

Além disso, esta pode ser uma boa sugestão para o menu de almoço ou jantar da próxima 6ª feira - isto, se seguirem a tradição quaresmal de não comer carne nesse dia.

Mais uma vez trago-vos um prato económico, super fácil de fazer e muito mas mesmo muito saboroso. E, como pode ser feito na P.P. (Panela de Pressão) é num instante que fica pronto a comer.
 
Espero que gostem e deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 35 minutos 
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: 4 pessoas
 
Ingredientes:
 
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 folha de louro;
- 6 colheres de sopa de azeite;
- 2 tomates cortados aos cubos; 
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 1/2 pimento vermelho;
- 1/2 pimento verde;
- 800 g de lulas limpas (eu utilizei potas às tiras); 
- 1 kg de batatas cortadas em cubos;
- 100 ml de vinho branco (eu utilizei 1 copo de água morna com sumo de 1/2 limão);
- 100 ml de água morna;
- sal q.b.;
- pimenta preta moída na hora q.b.;
- salsa picada q.b.
 
Preparação:
 
Pegue na panela de pressão, passe-a por água (mas não enxugue) e leve a refogar em azeite, a cebola e os alhos picados e a folha de louro. Não feche a panela com a tampa.
Quando a cebola começar a ficar transparente, junte os tomates cortados em cubos e a polpa de tomate e deixe cozinhar, destapada, por mais 10 minutos ou até o tomate se desfazer completamente. Vá mexendo com alguma frequência para evitar pegar ao fundo e para ajudar a desfazer o tomate.
Entretanto corte as batatas em cubos de tamanho médio. (Não corte muito pequenos senão estas desfazem-se.)
Assim que estiver pronto o refogado de tomate, adicione os pimentos cortados em tiras, as lulas limpas e arranjadas (ou as potas cortadas em cubinhos), as batatas, a água e o vinho, e tempere tudo com sal e pimenta e a gosto. Envolva bem todos os ingredientes durante uns segundos.
Feche a panela de pressão muito bem e assim que começar a chiar, conte 15 minutos.
Findo o tempo, solte o vapor lentamente, abra a panela de pressão e adicione a salsa picada. Misture levemente e sirva de imediato.
 
E pronto! As lulas cozinham num instante na P.P. e ficam super macias! O resultado só podia ser este:

 
 
Nota: No meu caso ainda sobrou o suficiente para a próxima refeição, por isso, como gosto de inovar "reciclando" a comida, resolvi acrescentar à sobra 1 chávena de ervilhas congeladas e 1 cenoura grande cortadinha aos pedacinhos. Deixei cozinhar 1 pouco e pronto... uma refeição diferente e igualmente saborosa! Experimentem!
 

domingo, 16 de março de 2014

Receita de Croquetes de Arroz de Grelos

Olá a todos!

Hoje é um bom dia para falarmos em poupança e a DICA de hoje é sobre: como aproveitar o que sobrou da refeição anterior.

Nos dias de hoje, muito se fala na dificuldade da crise e, mais do que andar na boca de toda a gente, infelizmente, também anda na barriguinha de muitos... :(

Fui aprendendo ao longo dos tempos que, para poupar mais alguns trocos, tinha que modificar algumas coisas na minha vida, sem no entanto perder a qualidade. Por isso, "especializei-me" na reciclagem e na renovação de pratos cozinhados na refeição anterior, de modo a dar-lhes um aspeto totalmente diferente e saboroso.
Assim, siga esta ideia com muito estilo porque, já dizia a minha avó: "No poupar é que está o ganho!"
 
Sabe aquele arrozinho de grelos com frango estufado que publiquei no artigo anterior? (Clique aqui para relembrar)  Acontece que sobrou bastante e, resolvi aproveitar a sobra para fazer algo totalmente diferente: Croquetes de Arroz de Grelos.
 
É uma receita super fácil, super económica e prática e dá perfeitamente para acompanhar com uma salada de ricota, tomate cherry e vinagre balsâmico e levar na sua marmita para o emprego.
Os croquetes (há quem chame de rissóis) ficaram lindos e super saborosos e, como tinha também algumas salsichas de sobra, resolvi acrescentar ao arroz! Digam lá, estão com um aspeto delicioso, não estão?
 
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 15 minutos 
Grau de dificuldade: Muito Fácil
Custo: Muito Económico
Porções:  20 croquetes
 
Ingredientes:
 
- sobra do arroz de grelos com frango estufado da refeição anterior;
- 1 pacote de arroz mozarela para pizza (eu usei queijo normal cortado aos pedacinhos pequenos);
- pão ralado q.b.;
- salsicha cortada às rodelas finas (opcional).
 
Para o preparado:
 
- 1 ovo grande bem batido;
- pão ralado (normal ou mistura de ervas);
- óleo para fritar.
 
Preparação:
Comece por desfiar muito finamente para uma tijela o frango (caso tenha sobrado).
Depois verta a sobra do arroz de grelos também para a tijela e misture.
Acrescente aos poucos o queijo e misture.
Por fim acrescente, aos poucos, o pão ralado até a mistura começar a ligar e a ficar homogénea. Quanto mais pão ralado adicionar, mais a mistura ficará ligada, no entanto a medida depende da quantidade de arroz que sobrou.
Entretanto coloque num prato o ovo batido. Noutro prato, coloque pão ralado suficiente para envolver os rissóis.
Coloque um pouco de óleo numa fritadeira e ligue o lume para aquecê-lo.
Por fim, com as mãos, faça rolinhos com a mistura do arroz, depois passe primeiro pelo ovo batido e a seguir pelo pão ralado e leve a fritar até ficar completamente douradinho. Retire do óleo quente e coloque num prato com papel absorvente. Enfeite com um pouco de salsa para dar aquele ar fresco e aromático.
E pronto, já está... é só deliciar-se... porque estes croquetes, cheiram mesmo bem!
 
 
 

sábado, 15 de março de 2014

Receita de Arroz de Grelos com Frango Estufado

Olá a todos!

Hoje trago-vos mais uma receita económica e fácil de fazer. Além disso esta receita permite aproveitar as novidades da época de cultivo.

Cá por casa, abundam os grelos de nabo e, para aproveitá-los resolvi fazer este arroz, que ficou soltinho e uma verdadeira delícia!!

Não sei se vos acontece o mesmo, mas eu gosto imenso de quando o arroz fica do tipo "guloso" que é assim meio malandrinho, macio mas não empapado e com algum molhinho... hummmmm!!

Espero que gostem e deixem o vosso comentário! Vou ficar à espera! ;)
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 40 minutos 
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: 3 pessoas
 
Ingredientes:

- 1 cebola média picada;
- 2 dentes de alho picados;
- azeite q.b.;
- 1 cenoura cortada às rodelas finas;
- 1 molho de grelos escolhidos e lavados;
- 3 pernas de frango (ou de acordo com o número de pessoas);
- 1 chávena de arroz (a quantidade varia de acordo com o nº. de pessoas. Para mim dá para 3 pessoas à vontade);
- 1 colher de sopa de calda de tomate (só para o arroz não ficar totalmente branco);
- 4 chávenas de água quente;
- 1/2 caldo Knorr de galinha;
- 1 folha de louro;
- sal q.b.
- 1/2 limão (sumo);
- pimenta preta moída q.b.
 
Preparação:
 
Comecei por temperar o frango com o sumo do limão, sal e pimenta preta (como não tinha pernas de frango suficientes, juntei também 1 bifinho de peru).
Depois escolhi os grelos, lavei-os e coloquei-os num tacho com água a ferver e deixei-os cozer.
Noutro tacho coloquei a refogar em azeite a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola começou a ficar transparente, coloquei as pernas de frango temperadas (e o bifinho cortado aos pedaços). Deixei estufar por uns minutos. Juntei a calda de tomate e fui mexendo de vez em quando para a carne ir cozendo de todos os lados.
Quando a carne começou a ficar cozida acrescentei os grelos escorridos da água da fervura.
Juntei a cenoura cortada às rodelas finas, deixei refogar por mais uns minutos e por fim adicionei o arroz. Quando o arroz começou a ficar brilhante, juntei a água quente e deixei-o levantar fervura.
Assim que começou a ferver, adicionei o caldo Knorr, baixei o lume, retifiquei os temperos e quando o arroz começou a fazer buraquinhos é sinal de que já está pronto a ser servido.

 
 

Nota: Como repararam, cozi os grelos à parte e só depois é que introduzi no frango estufado. Faço sempre este processo para evitar comê-los amargos. Cozer os grelos em água à parte retira aquela amargura característica. Fica a dica!

Experimente! Vai ver que é uma ótima e deliciosa refeição!
 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Os Narcisos, o meu alpendre e o que eles significam

Olá a todos!
 
Hoje, como prometido, venho terminar a história sobre a aventura dos meus Narcisos. Como podem ler no artigo anterior, um dia, resolvi plantar uns bolbos de Narcisos que tinha comprado. Plantei-os sem grande esperança mas, passados 4 meses eles floresceram e fazem a beleza do meu inexperiente jardim.
 
Tenho lá outras espécies de flores plantadas mas, este ano, ainda estão preguiçosas e nem estes dias primaveris fizeram com que as plantinhas resolvessem espreitar cá para fora.
 
Tenho cá uma ideia de que, se tudo correr bem, este ano, vou ter o meu pequeno jardim cheio de flores! Vai ser inédito!!
 
Mas hoje, venho falar-vos desta belíssima e delicada planta! Para quem não sabe, o nome desta planta foi inspirado num mito greco-romano. Existem muitas variações deste mito mas de um modo geral e resumido, o mito conta a história de Narciso, um belíssimo rapaz, filho do Deus do Rio Céfiso e de uma Ninfa.
No mito, Narciso era amado por muitas raparigas e ninfas pois a sua beleza era inigualável mas, Narciso era "imune" ao amor dessas jovens pois achava que ninguém era suficientemente bom para ele. Na altura do seu nascimento, os pais de Narciso chamaram um Oráculo para prever o seu destino. O Oráculo disse que, se Narciso nunca visse a sua própria imagem, este teria uma vida longa. Mas, um belo dia, como sentia sede, Narciso debruçou-se sobre um rio para beber água e, ao fazê-lo, mirou-se no reflexo. A imagem que viu foi apaixonante e por lá ficou muito tempo a admirá-la, curvando-se cada vez mais para a água. Um dia, apercebeu-se que a imagem pela qual se tinha apaixonado, era, na realidade o reflexo de si próprio. Então, desembainhou a espada e, em desespero, matou-se à beira do rio. No seu lugar nasceu esta bela flor que, tal como Narciso, dobra-se para baixo, ao contrário das outras que florescem sempre viradas para cima.
 
É também a partir deste mito que nasce o termo: "Narcisismo" que, de um modo resumido, designa um indivíduo que se torna numa pessoa demasiado fechada, egocêntrica, insensível, egoísta, vaidosa e solitária.
 
Em termos botânicos, os Narcisos significam egoísmo mas, ao mesmo tempo, também podem significar beleza e encanto.
 
Para quem gosta destas lindas flores (como eu!) e também quer tê-las no seu jardim, tem que esperar pelo início do Outono, que é a época em que se deve plantá-las para que elas possam nascer no início da Primavera. Mas, já ouvi dizer que, para quem quer utilizar esta planta como decoração dentro de casa, com o ambiente indicado, esta pode florescer quase todo o ano!!
 
Mas as novidades sobre os Narcisos não ficam só por aqui! Para os meus queridos leitores, (que ainda não desistiram e resolveram ler este artigo até ao fim), ainda tenho mais uma coisinha a dizer sobre esta planta, rica em tanto aspeto:
 
- Além de ser usada, desde a antiguidade como essência perfumada, estima-se que os Narcisos também tenham características medicinais. É isso mesmo! A mais recente é que várias espécies desta planta contêm uma variada gama de alcaloides. Por isso, tem-se vindo a estudar a extração de galantamina para fins terapêuticos, especialmente a doença de Alzheimer. Os narcisos apresentam outras propriedades medicinais contudo, o seu manuseamento deve ser feito com extrema precaução pois são plantas extremamente tóxicas e narcóticas.
 
Seja como for, caríssimo leitor, a mim agrada-me ir para o meu alpendre, sentar-me e ficar a olhar para eles... Parecem tão delicados, com as suas finas hastes a dançar ao sabor da brisa....
Não os vejo, como debruçados sobre si próprios, impedindo-nos de os admirarmos em condições. Vejo-os debruçados ao encanto do Sol, em sinal de reverência, como se, por serem amarelos como esta estrela brilhante e quente, não pudessem competir com ela neste mundo! Vejo-os como uma flor alegre e social. Às vezes, quando o vento as faz baloiçar um pouco mais, elas parecem conversar umas com as outras, rindo entre si, resplandecendo de alegria na sua cor de um amarelo-vivo, mas ao mesmo tempo, curvando-se perante o Sol que as acaricia e aquece por entre a sombra dos ramos dos castanheiros que rodeiam a casa.

 
 

quarta-feira, 12 de março de 2014

A incrível aventura dos meus Narcisos

Olá a todos!
 
Hoje é dia de mais uma ideia estilosa!
 
O artigo de hoje é sobre uma flor lindíssima, que eu adoro e que desde fevereiro anda a "bombar" no meu pequeno e inexperiente jardim!
 
Como sabem, eu não tenho muito jeito para plantar ou cultivar... Todos os meus esforços para conseguir algum feito destes, vão literalmente por "água abaixo"! Já perdi a conta às vezes que tentei plantar/ semear alguma coisa e os resultados saíram nulos!!
 
Acreditam que já me senti muito triste por causa disto???? É verdade! Sempre quis ter um daqueles jardins imaculados, cheios de espécies de flores diferentes e que fosse um motivo de orgulho... Mas, já percebi que isso não é para mim...
 
Então, um dia, dei por mim a olhar para um saquinho de bolbos de Narciso à venda  no supermercado e, sem dar conta, acabei por comprá-lo... Quando cheguei a casa e peguei no saco, "caí em mim" e achei que tinha sido uma tola por insistir em fazer algo que simplesmente não dá certo.
 
Após 2 semanas a olhar para o saco com os bolbos, resolvi plantá-los e... caro leitor... depois de 4 meses, eles (os Narcisos) floresceram e, por incrível que pareça, floresceram quase 1 mês antes do que seria previsto!
 
Digam lá, não estão bonitos?? ;)
 
Narcisos
 
Se desejar saber mais sobre os Narcisos, não se esqueça de passar por cá para ler o próximo artigo!
Entretanto deixe o seu comentário! É bem fácil! Basta clicar aí em baixo! Vou ficar à espera!
Obrigado!

terça-feira, 11 de março de 2014

Receita de Bôla de Fiambre, Queijo e Linguiça na MFP

Olá a todos!

No passado dia 08 de março comemorou-se  o Dia da Mulher... O dia estava ameno e solarengo como há muito não se via.
Não podia haver melhor dia para fazer um pequeno piquenique e aproveitar a natureza.

Como gosto de coisas práticas, resolvi fazer uma Bôla de Fiambre, Queijo e Linguiça para levar para o piquenique... Estava deliciosa e desapareceu num instante.
Tenho a confessar que foi a melhor que fiz até agora. Ficou alta e muito fofinha e como tinha sobras de fiambre e queijo (que já ninguém põe nas sandes), arranjei a solução perfeita com a Bôla.

Para quem não sabe, a Bôla é uma espécie de folar de carne, só que tem o formato retangular. Pode-se fazer bôla com tudo, por exemplo: bacalhau, frango, sardinha, chourição, salpicão, mista... É um produto típico da região transmontana e acompanha bem em lanches, piqueniques e até como entrada num jantar familiar.

Escusado será dizer que é fácil de fazer e bastante económica, visto que é uma ótima solução para acabar com as sobras lá de casa. Fica a dica!

Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 2 horas ( a massa leva 1h30 min a levedar) 
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: 15 quadrados médios
 
Ingredientes:

- 400 ml de leite morno;
- 60 gr de margarina amolecida;
- 3 ovos (ligeiramente batidos)
- 700 gr de farinha (pode ser Branca de Neve)
- 1 pacote de fermento de padeiro em pó
- 1 pitada de sal (entre os dedos)

Preparação:
 
Desta vez resolvi fazer a Bôla na Máquina de Fazer Pão (pois "esse negócio" de amassar até cair para o lado, não faz muito o meu estilo!) Há uns tempos comprei uma MFP e além de fazer uns pãezinhos deliciosos, também a utilizo para amassar e levedar. Sei que existe quem faça comer neste tipo de máquina... mas ainda não fui capaz de me aventurar a tanto!... Mas vamos ao que interessa:
 
Em primeiro lugar, coloquei na máquina os ingredientes líquidos - assim: o leite, a margarina, os ovos e depois a farinha, que misturei com o fermento em pó de padeiro (atenção que não é o fermento para os bolos) e a pitada de sal.
Liguei a máquina e selecionei o programa de amassar e levedar que tem o total de 1h30 minutos.
Enquanto a máquina amassava (por mim!), preparei os ingredientes para colocar na bôla: separei o fiambre (no meu caso era de peru), cortei o queijo às fatias finas e cortei a linguiça (ou chouriço de carne) em rodelas.
Quando a máquina terminou o programa, a massa estava com um ótimo aspeto, levedou bastante, como podem ver e dividi a massa em 2 partes mais ou menos iguais.
Entretanto, pré-aqueci o forno a 220º.
 
 
Com a ajuda de um pincel, untei o tabuleiro com óleo e coloquei 1 porção da massa - Nota 1: Deve-se tentar estender a massa, o máximo que conseguirmos antes de a colocarmos no tabuleiro, pois como tem óleo, assim que colocamos a massa ela escorrega. 
Por cima da massa, coloquei o fiambre, o queijo e a linguiça e por cima disto coloquei a 2ª porção de massa.
Finalizei a bôla unindo as duas porções e pincelando-a com um pouco de óleo para dar cor. Foi ao forno, pré-aquecido,  até a massa ficar cozida. Demora à volta de 25 min.
 
 
Et voilá! O resultado foi este:
 
 
Nota 2: Também pode fazer esta receita à mão (sem a MFP), com a mesma quantidade de ingredientes.
Nota 3: Em vez de leite, pode usar água morna. Fica igualmente bem!
 
Experimente! Vai ver que é uma ótima ideia, mesmo para o lanchinho dos mais pequenos!
Se fizer, conte-me e se quiser coloque uma foto do seu sucesso!
 

sexta-feira, 7 de março de 2014

Receita de Bacalhau Gratinado no Forno com Massa

Olá a todos!

Hoje trago-vos uma receita deliciosa de Bacalhau Gratinado no Forno. É muito fácil de fazer e bastante económica... É mesmo como eu gosto!

Esta receita é ótima para se fazer quando se tem pressa ou mesmo para surpreender o pessoal lá de casa, pois parece elaborado mas não é! Além do mais é uma boa variação para quem segue a tradição da Quaresma.

A receita de hoje é, como sempre, prática e económica! Espero que gostem e deixem o vosso comentário!
 
Quer anotar? Vou explicar tal como eu fiz:
 
Tempo Total: 40 minutos 
Grau de dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Porções: 4 pessoas
 
Ingredientes:
 
Para a Massa:
- 250 gr de Massa Fusilli Tricolor (pode usar a que mais gostar);
- 5 chávenas de água quente;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1/2 folha de louro;
- sal q.b.
 
Para o Preparado:
- 4 postas de bacalhau demolhado (não muito grandes e de acordo com o número de pessoas);
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 tomate médio maduro cortado aos cubos e sem sementes;
- 1 colher de sopa de calda de tomate.
 
Para o Gratinado:
- 1/2 cebola picada finamente;
- 2 colheres de sopa de margarina;
- 2 colheres de sopa de farinha (mal cheias);
- 250 ml de leite;
- sal q.b.;
- pimenta moída q.b.;
- noz moscada moída q.b.;
------------------------------------------- Atenção - pode substituir todos os ingredientes acima por um pacote de Molho Bechamel -----------------------------------------------------------------------
- 1 pacote de Nata Ligeira.
 
Para enfeitar:
- 1/2 pacote de queijo mozarela para pizza;
- pão ralado q.b.
 
Preparação:
Comece por preparar todos os ingredientes. Assim: pique a cebola e os alhos e corte o tomate. Desfie o bacalhau cru demolhado (não vai a cozer) e prepare 2 tachos.
No 1º tacho coloque a água, a margarina, o louro, o sal e deixe levantar fervura. Quando estiver a ferver, coloque a massa e deixe cozer entre 8 a 10 minutos. Quando a massa estiver pronta, escorra-a e reserve.
Entretanto pegue no 2º tacho e leve ao lume a refogar a cebola e os alhos picados no azeite. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente o tomate cortado aos cubinhos e deixe apurar um pouco. Vá mexendo para ajudar a desfazer o tomate e para não pegar. Depois acrescente a calda de tomate, deixe apurar mais uns segundos e adicione a massa cozida e o bacalhau desfiado cru. Envolva muito bem todos os ingredientes e retifique os temperos, se necessário. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 220º e enquanto espera prepare o molho bechamel e junte as natas.
Passe uma travessa de ir ao forno por água, escorra-a bem (mas não seque com o pano!), espalhe o preparado da massa com o bacalhau e cubra com o molho bechamel misturado com as natas.
Por fim, polvilhe com queijo mozarela e pão ralado. (Eu utilizei queijo normal cortadinho aos cubos.)
Leve ao forno , pré-aquecido a 220º por 15 minutos ou até ficar dourado.
Acompanhe com uma salada de alface.

  
 
Experimente e deixe aqui o seu comentário! Obrigado!

Bom Apetite!
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics